24 de outubro de 2008

Dodge Challenger - de 1970 à 2008 em poucos segundos


O Dodge Challenger é um legítimo muscle car, ou pony car, lançado em 1970, que fez muito sucesso por esbanjar potência em uma época que a gasolina era muito barata, pouco antes da crise do petróleo da década de 80.

O design de Carl Cameron, deixa bem clara as pretensões agressivas deste belo carro: frente longa com faróis duplos e capô com entrada de ar, traseira curta e levemente elevada e a ausência de colunas centrais. Não podemos esquecer também das pretensões mecânicas, o motor padrão era o V8 de 6.3 litros e 290 cv, mas ele também tinha outras opções: como: seis-em-linha (6L) de 3,7 litros e 145 cv e os V8 5.2 de 230 cv, 5.6 de 275, 7.2 de 375 ou 390 cv e 7.0 Hemi de 425 cv.

O carro que já era um espetáculo de vendas, pois atraia todo o tipo de consumidor, ficou ainda mais conhecido após ser o astro do filme "Vanishing Point", de 1971.

Depois do sucesso de vendas entre 1970 e 1974, onde foram vendidas 165.437 unidades, a Chrysler resolveu re-lancar Dodge Challenger em 2008 com uma versão reestilizada retrô completamente adaptad tecnologicamente para os dias de hoje.

O que mais lembra o carro original é o capô bem rebaixado na frente deixando o conjunto de faróis redondos bem encaixados e mais fundo, como na versão original. O resto fica por conta das linhas mais arredondadas e mais uniforme, deixando o carro com um aspecto de ser mais compacto. 

O Novo challenger SRT8 2008 tem o motor V8 Hemi de 6,1 litros com 425 cv, o mesmo do Chrysler 300C SRT-8, preço é em torno de US$ 40 mil e terá edição limitada de 10 mil unidades nas cores laranja, preto e prata.

Bom, resumindo, o carro ficou maravilhoso, uma das melhores reestilizações que eu vi, e sinceramente, umas das poucas que a segunda versão ficou melhor que a primeira.

Aproveitem as fotos deste carrão, brinquedão que não acaba mais:












Video do Dodge Challenge 2008:





17 de outubro de 2008

Plymouth Fury 1958 - Christine, O Carro assassino

O filme "Christine, o carro assassino" de 1983, é um clássico do suspense baseado em um romance de Stefen king, que fez muito sucesso nas telas de TV na década de 80.

Ele pode até ser confundido como um clássico do Trash Movie, ou um Filme B, mas apesar realmente parecer um pela estória e pelo roteiro, o filme é um bom suspense pra deixar qualuqer um preso na cadeira. 

O filme fala sobre um carro amaldiçoado que tem poderes anormais e junto com o seu dono participam de uma séria de assassinatos.

O melhor do filme é o ator principal, o carro, um Plymouth Fury 1958, que é um dos carros mais bonitos de toda a história automobilística. Ele foi muito bem escolhido para o papel, pois a sua enorme frente com pára-choque que remetem a uma grande boca aberta, sem falar da curva do capô, logo acima dos faróis, que dá um aspecto de perversidade ao carro. 

Olhando o Plymouth Fury de frente, realmente assusta pela sua imponência e pelo tamanho da sua grade frontal cromada que estampa um belo logotipo "V" fazendo referencia ao que esta sob o capô, um  maravilhoso motor V8 318 de 290 cavalos.

O carro ainda chama a atenção pelas linhas arredondadas, pelo porte do carro, um sedan 2 portas sem coluna e o famoso rabo-de-peixe, muito usado nos modelos de 56, 57 e 58. O design do carro simplesmente impressiona, um dos carros mais bonitos da década de 50.

Apesar de tudo isso, a produção do filme não teve nem um pouco de dó, pois foram destruídos de 13 a 16 Plymouths, dos 25 que foram utilizados ao longo do filme. Como não foram produzidos muitos carros deste modelo, cerca de 5000 unidades, o Plymouth Fury 1958 atualmente é um dos carros mais disputados o por colecionadores do mundo inteiro que querem ter o gostinho de voltar a infância e brincar com o seu carrinho. 

Eu também quero o meu!

Vídeos do Fury: