14 de abril de 2009

Dodge Charger não morreu

Você lembra do Dodge Charger?
Aqui no Brasil ele foi um carro muito popular nos anos 70, fabricado pela Chrysler, foi considerado na época o carro mais rápido do Brasil, afinal era um potente carro esportivo, o modelo R/T vinha com o pacote completo, câmbio de 4 marchas, direção hidráulica, freio a disco, contagiros, rodas e acabamentos esportivos, e o melhor e mais forte motor fabricado no país, 318-V8 com 215 cavalos.
Um belo carro para a época, deixou muitas saudades e muitos fãs.

Estive no EUAs no começo do ano e vi um carro que me chamou a atenção pelo design retrô e pelas linhas agressivas, e por coecidência, descobri que o Dodge charger não havia morrido, muito pelo contrário, ele está bem vivo por lá...

Dodge Charger 2009
http://www.dodge.com/en/2009/charger/

O motor é bem parecido com o do challenger do mesmo fabricante, o motor Hemi V8 de 6,1 litros e 425 cavalos, muito mais moderno e potente do que no passado. Além disso ele tem o all-wheel drive (AWD) que melhora muito a dirigibilidade do carro por causa da tração integral, fora milhares outros itens de conforto e de tecnologia que deixam o antigo Dodge Charger parecendo uma carroça.

Eu vi muitos iguais a este andando pelas ruas da california, um carro extremamente moderno com um design que lembra um carro antigo, mas que não é baseado no mesmo carro antigo da decada de 70, não como no projeto do challenger e de outros carros que simplesmente copiaram a criação das linhas e apenas adaptaram para ficar mais moderno. Um carro imponente e com pinta de esportivo mais conservador, por um simples detalhe: não vi e não achei ele na versão 2 portas, um grande erro se o intuito era ser um esportivo para o público mais jovem.