1 de junho de 2012

Alfa Romeo no Brasil: volta ou não volta?

Alfa Romeo Brera
Alfa Romeo Brera
Porque a Alfa Romeo não está no Brasil?


Sabe aquelas coisas inexplicáveis e de certa forma beirando a insensatez?
Pois é, depois de muito vai e volta diz e depois desdiz, incrível acreditar que a Alfa Romeo insiste em não aparecer por aqui.

Apareceu no passado, foi embora, depois voltou por importação e foi-se novamente em 2007 talvez por incompatibilidade com a FIAT brasileira que representava a marca por aqui.

Eu sempre gostei muito de Alfas, desde criança me lembro muito bem da 2300 que andava pelas ruas brasileiras. Meu pai era chefe de transporte da Scania e sempre vinha com um carro diferente pra casa para testes. Além dos Landaus, lembro muito bem das Alfas 2300, sempre extremamente luxuosas e potentes em comparação aos concorrentes.

Nessa época as revistas de carros faziam aqueles testes comparativos e colocavam a 2300 com o Landau e com os Darts que eram equipados com motores V8.

Em 2009 a Alfa Romeo resolveu voltar para o mercado Argentino e misteriosamente não voltou também ao mercado brasileiro. Nada contra a volta para a Argentina, mas me parece meio estupido não voltar para o maior mercado da América Latina.
Alfa Romeo Giulietta
Alfa Romeo Giulietta
Em 2010 o presidente da FIAT, Sergio Marchionne, afirmou que a Alfa Romeo voltaria para o Brasil em 2012, só que até o momento não há nenhuma movimentação para essa volta e meu feeling é que não voltará tão cedo com esta crise que derrubou os europeus.

Uma pena para os amantes da Alfa como eu, que gostaria de poder andar em um Giulietta, mITO ou o Brera, carros maravilhosos, na minha opinião os melhores designs estão por lá.

Alfa Romeo 2300
Alfa Romeo 2300

Reviva a pequena história da Alfa no Brasil


Em 1960, a Fabricante FNM de caminhões lança o automóvel FNM JK 2000 sob a licença da Alfa Romeo em homenagem a Juscelino Kubitschek. 

Em 1968 o modelo passa por uma renovação com mais potencia e é chamado de FNM 2150, logo depois a Alfa Romeo assume o controle da FNM no Brasil.

Em 1972 o modelo Alfeta faz muito sucesso fora e é lançado no Brasil em 73 com o nome de 2300

Em 77 sofre uma remodelação e ganha mais versões, a 2300B e a 2300TI.

Em 79 a FNM fecha as portas e a FIAT assume a produção com os modelos SL e TI4.

Em 83 foram fabricadas umas das versões mais modernas com direção hidráulica progressiva, o carro virá top de luxo no Brasil.

Em 1986 a FIAT assume o controle total da Alfa Romeo no Brasil e encerra as atividades.

Depois da era Collor, com a abertura as importações, muitos alfas foram importados, principalmente o modelo 164 até 1995, além dos 155, 145, 156, 166, 147 e Spider

Em 2007 novamente a Fiat resolve parar de dar assistência a Alfa no Brasil e encerra suas importações.

3 comentários:

Adriano disse...

Olá,
também sinto muito falta desta marca. Adorava o Quadrifoglio, hatch com perfil esportivo!! E também o 156, muito classudo. É revoltante o quanto o consumidor brasileiro de automóveis é menosprezado, e como somos deixados de lado, sem poder desfrutar dos melhores carros do mundo. Isso só tem uma explicação: LOBBY DAS MONTADORAS NACIONAIS. LOBBY, LOBBY... TONELADAS deste maldito lobby........ não querem largar o osso de jeito nenhum, nem deixam que saibamos que existem bons carros além dos nossas caras carroças, celta, gol, uno...
grande abraço!

Adriano disse...

bom... aproveitando o ensejo,
não temos direito aos belos alfa romeu. Mas teremos que engolir porcarias como estas http://www.noticiasautomotivas.com.br/toyota-etios-avaliacao-completa/

é ou não é de f....???

Anônimo disse...

Muito lamentável e realmente INEXPLICÁVEL, essa questão de não haver mais opção de Alfas no Brasil. Um absurdo, uma vergonha, uma lástima!
Será que simplesmente "não querem" nos vender os carros? Ainda que venham caros(e Alfas nunca foram baratos mesmo, mas têm excelente custo/benefício), valem "cada tostão investido"!
Alfistas, mobilizemo-nos!